Bastou um dia para o Rio Grande do Sul conhecer seu primeiro campeão na modalidade Futebol Americano - sem equipamentos: O Porto Alegre PUMPKINS, a equipe mais antiga do Estado, que na sexta-feira, dia 31/10, completou 5 anos de existência.
-
Em um campeonato, que digamos, foi um verdadeiro "IRON MAN" para o Futebol Americano, já que cada time participante jogou 3 vezes em apenas um dia, para depois fazer a final, não faltou jogadas de alto nível, muio esforço e resistência, prevalecendo a maior saúde física das "Abóboras" portoalegrenses.
-
O torneio, sediado na cidade de Santa Cruz do Sul, a 155 km da capital gaúcha contou com as maiores forças do Estado, detalhadas abaixo:
Time mais antigo do Estado e favorito ao título, o PUMPKINS foi fundado em 2003 e possibilitou a prática, até então considerada violenta, do esporte na capital gaúcha. Fez seu primeiro jogo oficial em 2006, contra os ADMIRALS de Brusque, sendo derrotados por 22 a 14. Antes do campeonato somava 7 jogos com 4 vitórias (todas contra equipes do RS) e 3 derrotas (para as equipes de Ponta Grossa/PR).
-
-
Contando com um campo para jogos cedido pela Prefeitura de Sta. Cruz do Sul, a boa equipe dos CHACAIS têm sido sede dos torneios mais importantes do Estado - O Gaúcho Bowl agora e o Oktober Bowl realizado há alguns meses. Com boa estrutura, tem feito bonito contra os times da capital e tem tudo para se tornar um dos grandes da região Sul. Sua estréia foi contra os PREDADORES neste ano.
-
Dissidentes dos PUMPKINS, os PREDADORES foram formados em junho de 2007, com estréia massacrante contra os JESTERS. A equipe tem uma grande rivalidade com seu conterrâneo laranja. Antes do encontro no Gaúcho Bowl, as equipes se enfrentaram no final de dezembro de 2007 e como era de se esperar o resultado refletiu a rivalidade: 28 a 25 para os PUMPKINS. Eram candidatos à final contra os eternos inimigos de campo.
Os BAGUALS representam a cidade de Bagé, local que o escritor Veríssimo escolheu para dar vida a seu mais conhecido personagem - O analista de Bagé. A equipe é nova, mas o espírito lutador, mostra na íntegra a homenagem da equipe ao povo gaúcho. O time dos BAGUALS é o caçula das equipes do torneio, mas já tem experiência de sobra para jogar de igual para igual, contra os adversários.
-
JOGOS:
-
Deixarei a narração dos jogos por conta do assessor de imprensa da equipe dos CHACAIS, que resumiu o torenio muito bem no site oficial do time de Sta Cruz do Sul:
-
"Na aurora chuvosa do dia 2 de novembro, cinzenta e digna de um feriado como tal, ninguém fazia idéia de quão emocionante tal dia poderia se tornar...Um dia onde sentimentos foram postos à prova, orgulho, alegria, desgosto, determinação.
-
E não deveria, e nem sequer poderia ter sido diferente o primeiro torneio de FA de um estado tão aguerrido e brigador em sua história, um estado merecedor de tal espetáculo que foi presenciado no 7º Batalhão de Infantaria Blindada de Santa Cruz do Sul. Seria um grande dia, e assim que precisava ser: Quatro equipes determinadas, eu me arrisco a atribuir a cada uma delas uma única palavra, pra definir o combustível destas máquinas de guerra que amassaram o gramado neste domingo:
-
POA Pumpkins- Técnica
POA Predadores- Força
-
Bagé Baguals- Raça
-
Santa Cruz do Sul Chacais- Determinação
-
E independentemente dos vocativos, cada equipe veio pra Santa Cruz pra buscar a glória. A arena estava pronta para o kickoff entre as forças do interior gaúcho, Santa Cruz do Sul e Bagé. A equipe de Santa Cruz defendia sua casa e a equipe de bagé entrava motivada por ser seu primeiro jogo. Mostrando efetividade no ataque e solidez na defesa, o time de Santa Cruz guardou a 'casa' com legitimidade, vencendo o jogo por 34x06.Os destaques desta partida pelo lado Santa Cruzense ficam por conta do WR Fernando Worst, com 2 recepções pra Touchdown, e do lado da equipe de Bagé por conta do KR que fez jus ao apelido de D. Hester retornando um lindo kickoff para touchdowm depois de quase sofrer um safety. A partida teve lances lindos como os passes longos do Quarterback de Santa Cruz Thiago 'moicano', e o Bloqueio do Extra Point que daria o sétimo ponto à equipe de Bagé, o DE #58 Kroth, abriu um rombo na linha e deixou o caminho livre para o LB #50 Gessinger espalmar a bola para longe. -
Decorrido o confronto, era a vez do clássico da capital, os Predadores, exibindo um time muito forte contra os Pumpkins, exibindo muita técnica, O jogo foi tenso, terminando o HT com o placar de 19x00 para o Pumpkins, a defesa do Predadores acordou no segundo tempo, mas sem seu QB titular, o ataque não foi capaz de buscar o resultado que ficou mesmo em 19x00. O destaque da partida foi do DE #99 do Pumpkins, Santana, que forçou um fumble logo no começo do jogo, arrancando a bola da mão do jogador dos predadores, e retornando ele mesmo para touchdown.
-
O terceiro jogo do dia ocorreu no início da tarde, de um lado os Chacais que buscavam revanche contra os Pumpkins, do outro lado. A equipe de Santa Cruz abriu o placar ao final do segundo quarto, com um Field Goal incrível de 48 jardas que colocava temporariamente a equipe da casa em vantagem. Mas aí entrou a mágica do ataque de Porto Alegre, que ao sair com a posse da linha de 7 jardas do campo de defesa, executou uma campanha impecável em menos de 2 minutos e fechou o primeiro tempo de jogo na frente com 7x3. No segundo tempo o time da casa continuou insistindo, mas o ataque parou na defesa da capital e o placar do jogo ficou em 17x03 para o time Porto-Alegrense.
-
Dez minutos para respirar e a equipe Santa Cruzense já teria que entrar novamente em campo, era o tudo ou nada contra o Porto Alegre predadores. Vencer seria estar a um passo da final, perder seria dar adeus ao sonho. Talvez tenha sido um dos jogos mais bonitos do torneio, as duas equipes batendo muito forte, e as duas defesas mandando muito bem, um único touchdown selou o destino do jogo, que ficou com a equipe de santa cruz. 7x0 em um jogo muito tenso e muito pegado, onde as duas equipes deram 110% . Os CHACAIS enfim conseguiram superar a equipe verde de Porto Alegre, que estava invicta contra os rivais. No estréia no FA da equipe Santa Cruzense os PREDADORES golearam e depois empataram com os anfitriões no Oktoberbowl.
-
O próximo jogo definiria o destino do torneio, caso os BAGUALS vencessem os PREDADORES, ainda teriam chance de disputar vaga na final, e o jogo foi muito duro, muito pegado e muito bonito, terminando com a vitória dos Porto Alegrenses por 15x00 e selando a final entre Chacais e Pumpkins.
-
Para completar a tabela, os PUMPKINS mostraram mais um pouco de sua técnica diferenciada contra os BAGUALS. Administrando o jogo e atacando na hora certa, o time laranja saiu da primeira fse invicto, finalizando a partida derradeira em 34 a 00.
-
Tudo pronto para a grande final.Santa Cruz X Porto Alegre, Chacais X Pumpkins, os dois melhores times do torneio fazendo ali um grande jogo.O jogo começou muito parelho, ao final do primeiro quarto a equipe de porto alegre conseguiu sair na frente com uma corrida para touchdown, deixando o jogo em 7x0. Santa cruz correu atras do prejuízo, e administrando muito bem o relógio conseguiu empatar ao final do segundo quarto, fazendo 7x7. Os pumpkins ainda receberam a posse de bola, e em 2 jogadas de 2 passes incríveis, levaram o time a Redzone Santa Cruzense, mas em uma 1st pra Goal, a equipe resolveu tentar o touchdown faltando 5 segundos e foi parada na linha de uma jarda pela defesa Santa Cruzense.
-
O segundo tempo de jogo foi mais pegado e mais duro que o primeiro, os Chacais não aliviaram na defesa, e após forçar 4 terceiras descidas do ataque porto alegrense em uma única campanha, acabaram por ceder um touchdown ao final do terceiro quarto. O último quarto foi de mais peleia, o ataque de Santa cruz não produziu na primeira campanha, parando na determinada defesa dos Pumpkins, o ataque de Porto Alegre também não conseguiu produzir, devolvendo a bola ao time de santa cruz com 5 minutos restantes, para uma última campanha ofensiva. A campanha correu quase perfeita, chegando a adentrar a redzone de Porto Alegre, mas com uma falta e duas corridas muito bem antecipadas pela defesa dos Pumpkins os Chacais não conseguiram converter em sua última posse, sofreram um turnover em uma 4th-20 com uma linda defleção de passe da defesa porto alegrense, impedindo o WR de Santa Cruz de receber dentro da endzone a bola do jogo. Assim foi só ajoelhar com 1 minuto restante e estava encerrada a partida.
-
Porto Alegre PUMPKINS se consagra o primeiro campeão estadual do Rio Grande do Sul, fazendo valer cada jogada, cada segundo, comemorando da melhor forma seu aniversário. Parabéns a todos que ajudaram a fazer deste domingo qualquer, um domingo especial no sul do país.