terça-feira, 4 de novembro de 2008

EM TORNEIO "RELÂMPAGO" GAÚCHOS CONHECEM O PRIMEIRO CAMPEÃO ESTADUAL !!

Bastou um dia para o Rio Grande do Sul conhecer seu primeiro campeão na modalidade Futebol Americano - sem equipamentos: O Porto Alegre PUMPKINS, a equipe mais antiga do Estado, que na sexta-feira, dia 31/10, completou 5 anos de existência.
-
Em um campeonato, que digamos, foi um verdadeiro "IRON MAN" para o Futebol Americano, já que cada time participante jogou 3 vezes em apenas um dia, para depois fazer a final, não faltou jogadas de alto nível, muio esforço e resistência, prevalecendo a maior saúde física das "Abóboras" portoalegrenses.
- O torneio, sediado na cidade de Santa Cruz do Sul, a 155 km da capital gaúcha contou com as maiores forças do Estado, detalhadas abaixo:
Time mais antigo do Estado e favorito ao título, o PUMPKINS foi fundado em 2003 e possibilitou a prática, até então considerada violenta, do esporte na capital gaúcha. Fez seu primeiro jogo oficial em 2006, contra os ADMIRALS de Brusque, sendo derrotados por 22 a 14. Antes do campeonato somava 7 jogos com 4 vitórias (todas contra equipes do RS) e 3 derrotas (para as equipes de Ponta Grossa/PR).

-

-

Contando com um campo para jogos cedido pela Prefeitura de Sta. Cruz do Sul, a boa equipe dos CHACAIS têm sido sede dos torneios mais importantes do Estado - O Gaúcho Bowl agora e o Oktober Bowl realizado há alguns meses. Com boa estrutura, tem feito bonito contra os times da capital e tem tudo para se tornar um dos grandes da região Sul. Sua estréia foi contra os PREDADORES neste ano.

-

Dissidentes dos PUMPKINS, os PREDADORES foram formados em junho de 2007, com estréia massacrante contra os JESTERS. A equipe tem uma grande rivalidade com seu conterrâneo laranja. Antes do encontro no Gaúcho Bowl, as equipes se enfrentaram no final de dezembro de 2007 e como era de se esperar o resultado refletiu a rivalidade: 28 a 25 para os PUMPKINS. Eram candidatos à final contra os eternos inimigos de campo.

Os BAGUALS representam a cidade de Bagé, local que o escritor Veríssimo escolheu para dar vida a seu mais conhecido personagem - O analista de Bagé. A equipe é nova, mas o espírito lutador, mostra na íntegra a homenagem da equipe ao povo gaúcho. O time dos BAGUALS é o caçula das equipes do torneio, mas já tem experiência de sobra para jogar de igual para igual, contra os adversários.
-
JOGOS:

-

Deixarei a narração dos jogos por conta do assessor de imprensa da equipe dos CHACAIS, que resumiu o torenio muito bem no site oficial do time de Sta Cruz do Sul:

- "Na aurora chuvosa do dia 2 de novembro, cinzenta e digna de um feriado como tal, ninguém fazia idéia de quão emocionante tal dia poderia se tornar...Um dia onde sentimentos foram postos à prova, orgulho, alegria, desgosto, determinação. - E não deveria, e nem sequer poderia ter sido diferente o primeiro torneio de FA de um estado tão aguerrido e brigador em sua história, um estado merecedor de tal espetáculo que foi presenciado no 7º Batalhão de Infantaria Blindada de Santa Cruz do Sul. Seria um grande dia, e assim que precisava ser: Quatro equipes determinadas, eu me arrisco a atribuir a cada uma delas uma única palavra, pra definir o combustível destas máquinas de guerra que amassaram o gramado neste domingo:
-
POA Pumpkins- Técnica
POA Predadores- Força -
Bagé Baguals- Raça -
Santa Cruz do Sul Chacais- Determinação
- E independentemente dos vocativos, cada equipe veio pra Santa Cruz pra buscar a glória. A arena estava pronta para o kickoff entre as forças do interior gaúcho, Santa Cruz do Sul e Bagé. A equipe de Santa Cruz defendia sua casa e a equipe de bagé entrava motivada por ser seu primeiro jogo. Mostrando efetividade no ataque e solidez na defesa, o time de Santa Cruz guardou a 'casa' com legitimidade, vencendo o jogo por 34x06.Os destaques desta partida pelo lado Santa Cruzense ficam por conta do WR Fernando Worst, com 2 recepções pra Touchdown, e do lado da equipe de Bagé por conta do KR que fez jus ao apelido de D. Hester retornando um lindo kickoff para touchdowm depois de quase sofrer um safety. A partida teve lances lindos como os passes longos do Quarterback de Santa Cruz Thiago 'moicano', e o Bloqueio do Extra Point que daria o sétimo ponto à equipe de Bagé, o DE #58 Kroth, abriu um rombo na linha e deixou o caminho livre para o LB #50 Gessinger espalmar a bola para longe.
- Decorrido o confronto, era a vez do clássico da capital, os Predadores, exibindo um time muito forte contra os Pumpkins, exibindo muita técnica, O jogo foi tenso, terminando o HT com o placar de 19x00 para o Pumpkins, a defesa do Predadores acordou no segundo tempo, mas sem seu QB titular, o ataque não foi capaz de buscar o resultado que ficou mesmo em 19x00. O destaque da partida foi do DE #99 do Pumpkins, Santana, que forçou um fumble logo no começo do jogo, arrancando a bola da mão do jogador dos predadores, e retornando ele mesmo para touchdown.
- O terceiro jogo do dia ocorreu no início da tarde, de um lado os Chacais que buscavam revanche contra os Pumpkins, do outro lado. A equipe de Santa Cruz abriu o placar ao final do segundo quarto, com um Field Goal incrível de 48 jardas que colocava temporariamente a equipe da casa em vantagem. Mas aí entrou a mágica do ataque de Porto Alegre, que ao sair com a posse da linha de 7 jardas do campo de defesa, executou uma campanha impecável em menos de 2 minutos e fechou o primeiro tempo de jogo na frente com 7x3. No segundo tempo o time da casa continuou insistindo, mas o ataque parou na defesa da capital e o placar do jogo ficou em 17x03 para o time Porto-Alegrense.
-
Dez minutos para respirar e a equipe Santa Cruzense já teria que entrar novamente em campo, era o tudo ou nada contra o Porto Alegre predadores. Vencer seria estar a um passo da final, perder seria dar adeus ao sonho. Talvez tenha sido um dos jogos mais bonitos do torneio, as duas equipes batendo muito forte, e as duas defesas mandando muito bem, um único touchdown selou o destino do jogo, que ficou com a equipe de santa cruz. 7x0 em um jogo muito tenso e muito pegado, onde as duas equipes deram 110% . Os CHACAIS enfim conseguiram superar a equipe verde de Porto Alegre, que estava invicta contra os rivais. No estréia no FA da equipe Santa Cruzense os PREDADORES golearam e depois empataram com os anfitriões no Oktoberbowl.
-
O próximo jogo definiria o destino do torneio, caso os BAGUALS vencessem os PREDADORES, ainda teriam chance de disputar vaga na final, e o jogo foi muito duro, muito pegado e muito bonito, terminando com a vitória dos Porto Alegrenses por 15x00 e selando a final entre Chacais e Pumpkins.
-
Para completar a tabela, os PUMPKINS mostraram mais um pouco de sua técnica diferenciada contra os BAGUALS. Administrando o jogo e atacando na hora certa, o time laranja saiu da primeira fse invicto, finalizando a partida derradeira em 34 a 00.
-
Tudo pronto para a grande final.Santa Cruz X Porto Alegre, Chacais X Pumpkins, os dois melhores times do torneio fazendo ali um grande jogo.O jogo começou muito parelho, ao final do primeiro quarto a equipe de porto alegre conseguiu sair na frente com uma corrida para touchdown, deixando o jogo em 7x0. Santa cruz correu atras do prejuízo, e administrando muito bem o relógio conseguiu empatar ao final do segundo quarto, fazendo 7x7. Os pumpkins ainda receberam a posse de bola, e em 2 jogadas de 2 passes incríveis, levaram o time a Redzone Santa Cruzense, mas em uma 1st pra Goal, a equipe resolveu tentar o touchdown faltando 5 segundos e foi parada na linha de uma jarda pela defesa Santa Cruzense.
-
O segundo tempo de jogo foi mais pegado e mais duro que o primeiro, os Chacais não aliviaram na defesa, e após forçar 4 terceiras descidas do ataque porto alegrense em uma única campanha, acabaram por ceder um touchdown ao final do terceiro quarto. O último quarto foi de mais peleia, o ataque de Santa cruz não produziu na primeira campanha, parando na determinada defesa dos Pumpkins, o ataque de Porto Alegre também não conseguiu produzir, devolvendo a bola ao time de santa cruz com 5 minutos restantes, para uma última campanha ofensiva. A campanha correu quase perfeita, chegando a adentrar a redzone de Porto Alegre, mas com uma falta e duas corridas muito bem antecipadas pela defesa dos Pumpkins os Chacais não conseguiram converter em sua última posse, sofreram um turnover em uma 4th-20 com uma linda defleção de passe da defesa porto alegrense, impedindo o WR de Santa Cruz de receber dentro da endzone a bola do jogo. Assim foi só ajoelhar com 1 minuto restante e estava encerrada a partida.
-
Porto Alegre PUMPKINS se consagra o primeiro campeão estadual do Rio Grande do Sul, fazendo valer cada jogada, cada segundo, comemorando da melhor forma seu aniversário. Parabéns a todos que ajudaram a fazer deste domingo qualquer, um domingo especial no sul do país.

7 comentários:

Unknown disse...

O Porto Alegre Pumpkins está longe de ter 5 anos. O time foi fundado em 31 de outubro de 2005. Ou seja, 3 anos recém feitos.
Por gentileza, corrigir esta informação.
Fica a pergunta: Se eu lhe mandar informações mais detalhadas sobre o campeonato, você postará? Por que o primeiro jogo, Chacais x Baguals foi mais comentado que a final..!

Abraço!

Anônimo disse...

Da-lhe PUMPKINS!!!
Campeão estadual!!!

GG Ramos disse...

Vinicius,
Não entendi se sua pergunta colocação teve um tom irônico, mas lhe digo de antemão que as informações coletadas vieram, como informado, do site dos CHACAIS. Procurei informações em todos os sites gaúchos, inclusive o site dos PUMPKINS, mas só encontrei lá. O Blog está aberto a qualquer manifestação, inclusive auxílio à informação se possível e desde janeiro de 2007 busca ajudar na divulgação do FA brasileiro...Infelizmente tenho limitações de tempo e nem sempre consigo realizar uma pesquisa mais aprimorada para as matérias serem melhores.

Sobre o tempo de equipe, peço desculpas pelo erro (vi alguma coisa no orkut sobre 5 anos), mas realmente no site há a indicação no site sobre a criação efeyiva dia 31/10 de 2004...

Fica aqui meus parábens ao campeão gaúcho de 2008.
Abraços

Unknown disse...

Cara mto obrigado por postar sobre nosso primeiro campeonato no seu blog!!!
Pelo que tenho visto é bem completo!!!
Sou mais grato ainda por citar o time o qual defendo com grande honra e orgulho sem menosprezá-lo uma única vez e ainda captar o motivo do nosso nome!!!
Mais uma vez muito obrigado e parabéns!!!
Pufh #28
Bagé Baguals

Renan disse...

parabens a todos os atletas que participaram do torneio...que é o primeiro de muitos

R.Kroth
#58 DE SCS CHACAIS

Anônimo disse...

Tem mais times na região sul só em Santa Catarina tem: Barra Velha Warriors, Blumenau Kings, West Kings de São Miguel do Oeste, Chacais de Bal. Camboriu e o Gladieitors de Joinville.(obs o Warriors jogou contra o brusque ADMIRALS no dia 09 de Novembro em um amistoso e o placar foi Brusque ADMIRALS 39 x 20 WARRIORS B. Velha tem fotos no site:www.girourbano.com.br/evento2.php?evento=192
Infelismente nada foi comentado no site da LCFA.

Anônimo disse...

Outra coisa o Warriors entra em campo dia 29 no proximo domingo contra o Blumena Riesen e parabens aos PUMPKINS pelo titulo estadual.